CDL - CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE CONCÓRDIA - SC
CDL - CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE CONCÓRDIA - SC

Notícias

Dia Livre de Impostos acontece dia 28 de maio pela primeira vez em Concórdia

07/05/2019

Data conscientiza consumidores e empresários sobre como a alta carga tributária brasileira, uma das maiores do mundo afeta o crescimento econômico.

Você sabe a porcentagem de imposto que paga quando compra um celular? E quando abastece o carro? E ao comer um hambúrguer no sábado à noite? Cada item tem um valor diferente, mas a verdade é que no Brasil a tributação é uma das mais altas do mundo. Com o intuito de conscientizar a população, o varejo e as empresas em geral sobre a alta carga tributária paga no país, a Confederação de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) promove o Dia Livre de Impostos. Em Concórdia, no Oeste catarinense a ação será realizada pela primeira vez pela CDL Concórdia e postos de combustíveis associados à entidade o Posto Lamonato em frente a Doce Letra e o Posto Perizzolo em frente à loja Benoit na terça-feira, dia 28, de maio.

O projeto foi apresentado em abril para os associados do ramo de combustíveis. No encontro os empresários conheceram a proposta para análise de adesão. A ideia é materializar como os impostos são grande parte do preço dos produtos, então no Dia Livre de Impostos os postos participantes vão comercializar combustíveis no valor que geralmente é consumido por tributação. “Queremos mostrar para a população como as taxas são abusivas. Em um ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada imposto, mas está em último como país que melhor retorna o dinheiro para a população”, afirma o presidente da CDL Concórdia, Rogério Cecchin.

Serão disponibilizados na data 1.000 litros de gasolina comum para comercialização sem impostos para os 100 primeiros consumidores (veículos) que comparecerem nos dois postos participantes a partir das 9h mediante retirada de uma senha de distribuição, cabendo a cada consumidor (veículo regularmente licenciado) a quantidade máxima de 10 (dez) litros. O pagamento pelo consumidor deverá, obrigatoriamente, ser realizado em espécie (dinheiro), no ato da aquisição, não podendo o consumidor sair da fila com o veículo para abastecimento posterior. Cada posto participante informará o valor a ser praticado no dia da campanha.

Para Cecchin, o Dia Livre de Impostos é uma forma de deixar claro ao consumidor como a alta tributação afeta seu poder de compra. “Altos impostos sem retorno têm alto impacto na economia, criando um efeito bola de neve. Com alta taxação, os produtos ficam mais caros, então a população compra menos. Isso acarreta em diminuição dos números do varejo, produtos e serviços que passa a contratar menos funcionários. Sem emprego as pessoas diminuem seus gastos e assim por diante num ciclo”, explica. O dirigente lojista e empresarial ainda salienta que o brasileiro trabalha 153 dias do ano, o equivalente a cinco meses, apenas para pagar os impostos aos quais é submetido.

Durante o mês a campanha de conscientização segue nas redes sociais, jornais, rádio e outdoors, informando as diferentes cargas tributárias por segmento. O Dia Livre de Impostos foi criado pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem em 2003 e acontece nas principais cidades do país. O objetivo não é a sonegação de impostos, pois nesse dia o empresário arca com os custos da taxação, para não ser repassado aos consumidores. Em 2018 a data contou com a participação de 10 estados, com a colaboração de mais de 5 mil empresas.

Confira o áudio:

Fonte: Jornalista Responsável: Fabiana Passarin – ASCOM CDL Concórdia