CDL - CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE CONCÓRDIA - SC
CDL - CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE CONCÓRDIA - SC

Responsabilidade Social

Campanha Novembro Azul chama a atenção dos homens

23/11/2015

Novembro é o mês mundial de combate ao Câncer de Próstata e em Concórdia muitas atividades estão sendo desenvolvidas. Em apoio ao movimento a Câmara de Dirigentes Lojistas de Concórdia (CDL), em parceria com a Unimed Concórdia e Clínica Bernardi Oncologia estão realizando e participando de ações de prevenção e orientação no município.

No último sábado, dia 21, a entidade esteve participando da Campanha ao lado dos parceiros no evento Novembro Azul realizado pela Prefeitura Municipal e Secretaria de Saúde na Rua Coberta. O encontro reuniu centenas de homens que estavam em busca de informações sobre saúde.

De acordo com o presidente da entidade, Moacir Zat, a ação relativamente nova no Brasil vem ganhando a cada ano maior participação da comunidade, assim como acontece com a Campanha Outubro Rosa. “Buscamos conscientizar e envolver a classe masculina nesta importante causa. É preciso vencer o preconceito dos homens em relação ao toque retal, nós homens precisamos procurar um urologista e assim como as mulheres realizar os exames de prevenção”.

A doença é a segunda mais comum entre os homens e a sexta mais comum no mundo, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). “A intenção é prevenir e assim evitarmos problemas futuros. Com o diagnóstico precoce as chances de cura são sempre maiores”, comentou a diretora social e eventos da entidade, Sueli Solenta.

Os homens devem fazer exames de prevenção regularmente, a partir dos 50 anos. Os homens que estão na idade de risco também devem ficar atentos a possíveis sintomas da doença, como dificuldade de urinar ou diminuição da força do jato da urina, por exemplo. Além de hospitais e clínicas os exames preventivos também podem ser realizados em postos de saúde.

Confira as fotos na Fan Page ou no Flickr.

Fonte: Jornalista Responsável: Fabiana Passarin – ASCOM CDL Concórdia