Responsabilidade Social

CDL Concórdia recolhe cinco toneladas de lixo eletrônico

07/11/2016

Dentro da proposta de promover ações com o foco na Responsabilidade Ambiental a CDL Concórdia realizou no último sábado (05/11), na Rua Coberta mais uma edição do Programa Recicla CDL, criado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) e desenvolvido pelas CDLs em todo o estado.

Em Concórdia, com o objetivo de arrecadar aparelhos eletrônicos que não funcionam mais a campanha recolheu no período da manhã cinco toneladas de equipamentos. A empresa Alpha Lixo Digital de Joaçaba desmonta esses equipamentos, separando os componentes. De um aparelho de som de carro, por exemplo, são separadas as pelas de plástico, metal e vidro. Nada é desperdiçado.

Desde 2011 a campanha em Concórdia já arrecadou cerca de 17 toneladas de lixo eletrônico. Segundo avaliação do presidente da entidade, Moacir Zat, essa foi a segunda edição do Recicla CDL em Concórdia neste ano e a maior em arrecadação de todas as edições. “Estamos satisfeitos com a participação da população em especial das empresas associadas que aderiram a ideia e nos ajudaram a superar a meta de coleta que era de 4 toneladas durante o sábado. Entendemos o perigo deste material para a preservação ambiental por isso apostamos no Programa”.

Foram coletados monitores, teclados, placas de computadores, pilhas, baterias, televisores, rádios, celulares, entre outros. “A grande parte deste lixo infelizmente iria para o lixo comum o que é péssimo para o meio ambiente. Informamos várias empresas sobre a promoção do Recicla o que colaborou de forma significativa para o descarte do lixo eletrônico. O caminhão ficou lotado e superamos a nossa meta. Várias das empresas associadas aguardaram a campanha pois percebem os perigos do descarte incorreto”, avalia o gestor administrativo da entidade, Valmir da Costa.

Para evitar que esse tipo de lixo seja depositado de forma irregular, a intenção da entidade é de promover anualmente duas edições da campanha, uma em cada semestre. O descarte indiscriminado de produtos eletrônicos causa graves problemas para o meio ambiente, pois consomem uma enorme quantidade de recursos naturais em sua produção. Estes materiais, quando jogados em aterros não controlados e “lixões”, podem contaminar o solo e atingir o lençol freático.

Confira todas as fotos em Galeria de Fotos: