CDL - CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE CONCÓRDIA - SC
CDL - CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE CONCÓRDIA - SC

Responsabilidade Social

Novembro Azul alerta homens sobre a importância do exame de próstata

24/11/2016

Após o mês rosa dedicado aos cuidados da saúde da mulher e a prevenção do câncer de mama, novembro é o mês azul voltado para os homens e a conscientização da importância dos exames para evitar o câncer de próstata. Dentro da campanha “Quem pensa, se previne!”, CDL Concórdia e Unimed promoveram ontem (23/11), na BRF Foods uma ação voltada a classe masculina.

Durante o dia a equipe de saúde da cooperativa, em parceria com a entidade desenvolveram atividades de orientação sobre os riscos da doença. Para envolver ainda mais os homens sorteio e brindes e vale-combustível. De acordo com a diretora social e eventos da entidade, Sueli Solenta, a programação teve como finalidade alertar os homens, pois o câncer de próstata é o segundo mais comum entre eles. “É importante fazer o exame de toque e ainda exames de sangue para um diagnóstico precoce e assim aumentar as chances de cura. Quanto mais avançada a idade, maior o risco”.

O fato do câncer de próstata ser o mais comum já deveria preocupar qualquer homem, mas o problema é que o exame para detectar a doença esbarra no preconceito. Ainda assim, a resistência tem diminuído. Para isso, quem tem 50 anos ou mais precisa fazer exames de ano em ano.

O Novembro Azul é um movimento mundial de mobilização de prevenção do câncer de próstata realizado todos os anos, com a finalidade de conscientizar os homens sobre a importância do exame preventivo e do diagnóstico precoce da doença, a segunda causa de morte por câncer entre homens, atrás apenas do câncer de pulmão. Se descoberta precocemente, a doença tem 90% de chance de cura.

Todas as fotos da ação estão em Galeria de Fotos:

Fonte: Jornalista Responsável: Fabiana Passarin – ASCOM CDL Concórdia