Responsabilidade Social

Recicla CDL na Escola transforma crianças em super-heróis do meio ambiente

18/09/2017

O Projeto Recicla CDL desenvolvido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), ganhou um novo formato em Concórdia no oeste do Estado. Na tarde de quinta-feira, dia 14, a equipe da CDL Concórdia formada pelo diretor de sustentabilidade, Idemar Guizzo, a diretora social, Sueli Solenta, o gestor, Valmir da Costa e a coordenadora de projetos e eventos, Maira Giuliato, em parceria com a Carretel Companhia de Teatro com as atrizes Liege Vezaro e Lariessa da Campo encantaram os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Municipal Santa Rita no bairro Santa Rita com a peça: “Mundo Seco”.

Para iniciar ao som da playlist especial da Liga Sustentável (um grupo de super-heróis que defende o planeta e luta pela preservação e conservação dos recursos naturais), os alunos conheceram um pouco do projeto, assim como os objetivos da entidade de classe lojista e empresarial que é de envolver a comunidade em ações responsáveis.

Durante 40 minutos de forma lúdica e muito divertida as duas personagens levaram conhecimento e dicas importantes de reciclagem e bom uso dos recursos naturais como a água. No meio da peça um dos alunos se transformou em um super-herói com direito a capa e tudo.

O espetáculo infantil deixou ainda um tema de casa para os pequenos durante uma semana eles agora “super-heróis” terão que trazer de casa os objetos que podem ser reciclados, como celular, rádio, televisores, pilhas, e outros componentes que agora terão o destino correto graças ao empenho de todos.

Para Guizzo a maneira na qual os alunos se portaram diante de tantas informações surpreende, pois eles se mostraram empolgados com a ideia de ajudar a salvar o planeta. “Transformá-los em super-heróis foi o mais interessante, pois sentimos a vontade de mudança. Serão eles o futuro e são eles que vão repercutir essa onda de boas práticas sustentáveis. Precisamos insistir na educação ambiental pois preservação também é coisa de criança”.

Sueli também destaca que a iniciativa tem como objetivo despertar na sociedade a consciência de que o equilíbrio ambiental depende diretamente da postura que cada indivíduo tem em relação à natureza. “É de extrema importância que os alunos tenham informações sobre sustentabilidade e de que maneira podem ajudar na preservação. É dever de todos nós incentivar ações que melhorem a qualidade de vida. Mostramos mais uma vez que não somos apenas uma entidade voltada para os interesses econômicos, somos uma entidade transformadora preocupada com crianças e jovens que poderão inclusive ser empreendedores no futuro”.

A diretora da escola, Marianes Soligo, agradeceu a escolha e reforçou o compromisso dos alunos com a coleta do lixo eletrônico na próxima semana. “Muitos pais destes alunos são ou foram algum dia catadores de lixo, eles sabem que é preciso cuidar para terem mais tarde. Já trabalhamos a educação ambiental em sala de aula, mas com a iniciativa da entidade poderemos ampliar as possiblidades e reforçar muitas coisas que fazem parte do cotidiano não apenas deles, mas de todos nós. Com base em novas ideais de coletividade e amor pela natureza vamos sim fazer a diferença”.

O novo formato segue com mais duas apresentações a próxima na Escola de Educação Básica Waltter Fontana e a última na Escola de Educação Básica Giuseppe Sette. “Buscamos inovar neste segundo semestre, diferente das últimas ações de coleta de lixo eletrônico na Rua Coberta queremos desta vez mobilizar as crianças e jovens instigando neles a postura da reciclagem e destino correto dos objetos eletrônicos, assim como o uso consciente da água e dos recursos naturais”, finaliza Guizzo.

Confira o Vídeo: