Prefeitura e entidades unem forças para rever teto de financiamento habitacional

18/01/2021

O presidente da CDL Concórdia, Gabriel Sabino, esteve participando na última sexta-feira (15/01), de reunião de alinhamento para que o IBGE reavalie a classificação de Concórdia, o que poderá permitir financiamentos habitacionais de até R$ 170 mil pelo Programa Casa Verde e Amarela. A reunião foi conduzida pelo prefeito, Rogério Pacheco, e o vereador, Wagner Simioni. O encontro ainda contou com a participação do presidente da ACIC, Sérgio Radim.

Ainda no ano passado, o IBGE divulgou dados, que deixava Concórdia de fora da classificação de capital regional. Isso refletiu diretamente nos tetos dos financiamentos habitacionais, liberados pela Caixa Econômica Federal pelo Programa Federal Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa Minha Vida). Na prática, as famílias que buscam financiar sua moradia, podem conseguir a liberação de no máximo R$ 140 mil. Mas municípios vizinhos, como Joaçaba, Chapecó, Caçador, dentre outros, por serem classificados como capital regional, conseguem ter a liberação de até R$ 170 mil.

Essa situação preocupou o prefeito, que ainda em dezembro passado, procurou lideranças federais, solicitando apoio para que essa classificação de Concórdia fosse reavaliada. Com o objetivo de ampliar forças e realizar uma mobilização em conjunto, a CDL e ACIC e o Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Concórdia e Região - Sinduscon também abraçaram a causa solicitando uma mobilização para que a classificação seja revista pelo IBGE. Em conjunto, outros encaminhamentos serão dados em benefício das famílias, que buscam liberar financiamentos para moradia.

Informações: ASCOM Prefeitura