Comércio de Concórdia registra alta nas vendas de Dia das Mães aponta levantamento

13/05/2021

De acordo com levantamento realizado pela CDL Concórdia e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), a procura por presentes e mimos no Dia das Mães foi de acréscimo em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo a consulta com 40 associados, para 66% o período foi de ampliação nos resultados.

Para 43,6% o percentual foi superior a 10%, para 21,3% as vendas ficaram estabilizadas e 17,9% sinalizam ampliação dos números de 5 até 10%. “Sabemos do potencial desta data, que é a segunda mais expressiva em resultados para o varejo no ano. Tivemos um primeiro trimestre com boas expectativas de retomada, e logo em março sofremos com a segunda onda da Covid-19, que sim infelizmente impactou negativamente nas relações de consumo. Com a proximidade de maio voltamos a acreditar em períodos melhores e isso se comprovou com a comemoração. Entendemos que o período sozinho não é o suficiente para recuperarmos grandes perdas de outros meses, mas estamos nos ajustando e confiantes agora para a próxima data que é dos apaixonados”, avalia o presidente da CDL Concórdia, Gabriel Sabino.

As roupas de inverno para 43% despontaram na preferência de quem não deixou de valorizar essa pessoa tão importante com algum produto ou serviço do comércio local. Na lista ainda ênfase aos calçados e acessórios com 20%. Os artigos para o lar também ganharam destaque para 15% dos consultados.

Em relação ao tíquete médio para 38,5% foi de R$50,00 até R$100,00 e 33,3% de R$100,00 até R$200, 00.Sobre a forma de pagamento mais utilizada em disparado com 53% aparece a utilização do cartão de crédito, à vista no cartão de débito com 41%, em dinheiro com 30% e para 28% a opção do crediário próprio.

O resultado também foi positivo no Estado que sinalizou elevação de 4,8% nas vendas. “Os lojistas catarinenses conseguiram reagir, seja com vendas nas lojas físicas ou virtualmente, e alcançaram um importante resultado mesmo ainda sob os impactos da pandemia”, avalia o presidente da FCDL/SC, Ivan Roberto Tauffer.

O Dia das Mães é a segunda melhor data do varejo Brasil, perdendo apenas pelo fluxo de vendas do Natal. A expectativa dos lojistas é de que o setor continue avançando nas próximas datas como Dia dos Namorados (12 de junho).

A entidade pontua que a pandemia mudou drasticamente as relações de consumo e acelerou a transformação digital, consumidores buscam comprar hoje nos mais diferentes canais de atendimento, e diante disso as empresas da cidade possuem uma ferramenta exclusiva o site de Ofertas Coletivas de Concórdia o Compras Concórdia. “Nosso site tem sido um importante canal de relacionamento com os clientes da cidade, entrando em contato através do Compras Concórdia o cliente garante agilidade na entrega, em poucas horas o produto pode chegar na sua casa. E claro reforçamos a todo momento a valorização do comércio local. Precisamos manter a economia do município em movimento, e para que isso aconteça precisamos prezar pelos fornecedores e empresas que são instaladas aqui”, finaliza Sabino.