Vendas de Natal registram 5% de elevação em Concórdia, aponta levantamento da CDL

28/12/2021

De acordo com levantamento realizado pela CDL Concórdia com 103 empresas associadas, o Natal de 2021 foi de acréscimo nas vendas em comparação com o ano anterior. Para 63,1% dos empresários consultados as vendas no período aumentaram, 24,3% sinalizaram que permaneceram no mesmo patamar do ano anterior, e 12,6% acreditam que diminuíram.

Em relação ao percentual de elevação, 32,4% apontaram crescimento de 5%, 24,5% que as vendas se estabilizaram, 17,6% aumento de 5 até 10% e 12,7% aumento superior de 10%.

Na lista dos produtos mais procurados para presentear na data, ênfase para o ramo da moda, vestuário, calçados e acessórios. As roupas ficam no topo com 67,6%, 37% os itens que compõe o look/ as produções como os acessórios, joias e óculos, na sequência aparecem os itens como perfumes, artigos de beleza, e artigos para o lar, assim como brinquedos.

Entre aqueles que presentearam, o valor gasto em média ficou entre R$100,00 e R$250,00 para 45,6% dos consultados. Já 36% apontaram ticket médio de R$50,00 até R$100,00. A grande parte dos consumidores buscaram se conectar de alguma forma, seja com presentes ou com mimos (itens de valor menor).

As principais formas de pagamento dos consumidores na escolha do presente de Natal foi o cartão de débito para 40,8%, 29,1% apontaram o uso do cartão de crédito, 17,5% preferiram pagar em dinheiro e 12,6% no sistema de crediário. Perguntados sobre a expectativa do varejo para 2022, quase que unanimidade acreditam em melhora econômica, e elevação nas vendas logo nos primeiros meses. A consulta ainda revela o interesse dos lojistas em realizar logo no primeiro mês do próximo ano, mais uma edição da tradicional campanha de grandes Liquidações do comércio local, a Liquida Tudo Concórdia.

A entidade destaca que o Natal é a principal data do calendário do varejo brasileiro, e com a imunização de mais de 70% da população, as pessoas estavam mais dispostas para sair de casa, tanto para passear, e conferir a decoração natalina impecável proporcionada pela Prefeitura de Concórdia, igualmente como para visitar as lojas e conferir as novidades para surpreender no dia da comemoração.

O volume de vendas no formato presencial, sinaliza um ótimo momento para os empresários da cidade. Mesmo com a intensidade do virtual, o físico também foi bem-sucedido, lojistas apostaram em decorações nas cores do Natal, promoções, brindes, mimos e na participação do bom velhinho. “Estimulamos a procura pelos presentes nas lojas de Concórdia, mantendo viva a energia de desenvolvermos o que é nosso. As pessoas compraram a ideia e nos ajudaram a promover o Natal mais Feliz de Concórdia. Além de uma campanha cheia de amor e conexão com os concordienses, realizamos várias ações de engajamento pelas ruas da cidade com os Espaços de fotos, conhecidos como Instagramáveis com o sorteio de prêmios. Centenas de pessoas compartilharam fotos nas redes sociais, e ajudaram a envolver o comércio com a data que é a mais aguardada e expressiva do nosso calendário”, explica o presidente da CDL Concórdia, Gabriel Sabino.

No Estado segundo consulta da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), o crescimento também parecido de 5,57% na média, em comparativo com o ano de 2020. O resultado é reflexo da ampliação da vacinação, porém prejudicado pelo aumento da inflação, e um ambiente macroeconômico marcado pelas incertezas do mercado e menor renda da população, fatores que acabaram deixando a data um pouco abaixo das expectativas nacionais.

Após a data mais expressiva do calendário, lojistas de todo o país trabalham agora nas vendas de produtos característicos para as tradicionais festas de final de ano. Os supermercados, padarias, segmento de bebidas, artigos de decoração de festas, açougues, entre outros também ficam aquecidos na última semana do ano. De acordo com várias consultas o acréscimo em alguns estabelecimentos, exemplo os supermercados chegam a 40% nos dias de proximidade com o festejo para véspera e o dia 1º do ano. “Continuamos confiantes, agora com os resultados de elevação para as empresas de alimentos, e bebidas. Sem restrições as famílias e amigos devem se reunir, diferente do ano anterior em que muitos estados ainda adotavam medidas de não aglomeração, e distanciamento social. A intenção é finalizarmos 2021 com grande movimentação nos estabelecimentos, e procura por produtos e serviços em diferentes segmentos. Após o Ano Novo, já estamos preparando mais uma edição da tradicional campanha de grandes liquidações de janeiro, a Liquida Tudo Concórdia. A venda de itens ligados a estação mais quente do ano o verão, assim como a procura pelos itens de material escolar devem ajudar a movimentar o comércio logo no primeiro trimestre de 2022”, finaliza Sabino.